domingo, 1 de fevereiro de 2009

O que são Midis?!

   MIDI (abreviatura de Musical Instrument Digital Interface - Interface Digital para Instrumentos Musicais) é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos (teclados, guitarras, sintetizadores, sequenciadores, computadores, samplers etc), possibilitando que uma composição musical seja executada, transmitida ou manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão. Tecnicamente, MIDI é um protocolo; entretanto, o termo geralmente é utilizado também para se referir aos diversos componentes do sistema, como adaptadores, conectores, arquivos, cabos etc.
   Diferentemente de outros formatos (como o formato WAV e MP3), um arquivo MIDI não contém o áudio propriamente dito, e sim as instruções para produzi-lo, ou seja, é basicamente uma partitura digitalizada. Essas instruções definem os instrumentos, notas, timbres, ritmos, efeitos e outras características que serão utilizadas por um sintetizador para a geração dos eventos musicais.

   Até a década de 70, a comunicação entre instrumentos musicais era algo impraticável. Foi quando um grupo de fabricantes (os mais conhecidos da época) desenvolveu o padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface). Este padrão permite o envio de mensagens de controle entre instrumentos eletrônicos digitais ou analógicos, e é, portanto, uma representação de eventos e não de som digitalizado. (Parte de trabalho de conclusão do Curso de Ciência da Computação)
  • MIDIS NA INTERNET
   Os ritmos musicias dominaram a internet desde sua aparição, sobrevivendo aos ventos dos formatos mais compactos, como a MP3, WMA e OGG, entre outros que tentaram entrar neste mercado, como a antiga VQF; a Real Media tem um papel diferenciado, pois trabalha com transmissão digital (Streaming).
   Quando o Portal Music Onine iniciou suas atividades em 1998, trabalhou como um dos precursores na distribuição das clássicas MIDIS, a fim de mostrar a tecnologia para os internautas, sedentos por Música. Até os celulares se beneficiaram deste formato, criando uma nova cara para os toques de celular, conhecidos como Ringtones (hoje, devido ao aumento da capacidade dos telefones móveis, são muito populares no formato MP3).
Há diversos sites com MIDIS para download, conheça mais sobre os sintetizadores de som e indico, procure saber também sobre o formato WAV, assim você poderá estar conosco em nosso próximo Post.

"Aproveite, e jamais desmereça a tecnologia, pois ela sempre se acumula a fim de ser aprimorada."




Veja alguns videos sobre Midi


1. como montar um cabo MIDI usando cabo usado de computador




2. FAZENDO UM PLAYBACK UTILIZANDO ARQUIVO MIDI




3. Video Aula como aplicar vsti em midi

Fontes: